quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Diagnóstico: Fratura por estresse (lesão)

Olá pessoal, estamos de volta! Lembram das dores que relatei anteriormente? Pois bem, fui a um ortopedista (que por acaso é corredor também), realizei exames de raio-x e fui diagnosticado com a famosa FRATURA POR ESTRESSE na tíbia (canela) em ambas as pernas. Nada bom né!? 

Clique para aumentar
Bem, segundo o médico apesar do nome do problema ser sugestivo, fratura por estresse nada mais é do que um tipo de lesão resultante da incapacidade do osso em adaptar-se aos estímulos de sobrecarga da corrida. Logo, regiões frágeis do tecido ósseo não "dão conta" de reparar os danos causados pela sobrecarga repetitiva, desencadeando um quadro inflamatório acompanhado de dores e microtraumas. 

Apesar disso, para minha surpresa a recomendação do ortopedista corredor foi que eu não interrompesse meus treinos mesmo com dores, pelo contrário, a recomendação foi que eu continuasse com a corrida de forma regular e "valente" (por conta das dores), a fim de, estimular a recuperação. Mais ainda, foi receitado um medicamento específico para esse tipo de lesão por 10 dias (o qual não vale expor o nome por questões de segurança. Caso contrário outros corredores podem sair por aí procurando o mesmo medicamento sem orientação médica). 

Agora, diante disso, FELIZ E DESCONFIADO, fica a dúvida: Correr ou manter-se em repouso?

Bom, sinceramente? Vou confiar no ortopedista corredor que me passou segurança em suas palavras, vou fazer o tratamento farmacológico, RETOMAR meus treinos e rezar para que tudo termine bem. rsrs.. Daqui 10 dias tenho retorno com o doutor para  que meu quadro seja reavaliado, aí volto a falar do assunto.
No mais é isso meus amigos... 
Amanhã retorno com a corrida e volto para falar para vocês como foi.
Bom feriado à todos!
Roberto Poton